quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Arroz e feijão engorda???...continuação da R A

Boa noite pessoas iluminadas, 


Bem  a semana começou agitada, portanto os post's estão atrasadinhos mas vou ver se consigo coloca-los em dia....por hoje vamos falar um pouquinho sobre arroz e feijão na dieta.

O arroz e feijão já são uma tradição no prato do brasileiro. Mas você sabe por que essa combinação dá tão certo? Além de ser deliciosa, a “mistura” é rica em nutrientes que se completam, sendo uma ótima opção de proteínas.

Os grãos de arroz contêm metionina e os de feijão, lisina. Ambos os aminoácidos, quando juntos, são eficientes na reparação de tecidos do organismo e equilibram o índice glicêmico. O arroz pode disparar açúcar e insulina na circulação, mas o feijão consegue frear esse efeito no corpo. Com isso, o arroz e o feijão são essenciais para manter a glicemia em níveis adequados, diminuindo os riscos de diabetes.

Arroz com feijão engorda? Esse é um grande mito nutricional que deve ser derrubado! Essa dupla deliciosa não carrega tanta energia quanto se pensa. Em média, uma colher de servir de arroz integral (o mais nutritivo de todos) tem cerca de 41 calorias. A mesma medida de feijão contém 58. Ou seja, nada que vá fazer subir demais o ponteiro da balança, né. Além disso, os dois alimentos combinados ajudam a emagrecer.

Todo os tipos de feijão têm faseolamina, uma proteína que, além de afastar a fome, inibe o processo de digestão do carboidrato e, portanto, diminui a absorção de açúcares. Esse efeito se amplia quando o feijão está na boa companhia do arroz, sobretudo o integral. Unidos, os parceiros reduzem ainda mais o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que favorece o estoque de gordura. O resultado é a saciedade de longa duração.

E tem mais! O feijão e o arroz (sobretudo o integral) têm grande quantidade de fibras. Elas absorvem a água dos alimentos, aumentado o volume gástrico e aplacando o apetite. “Elas são decisivas na dieta porque também contribuem para o bom funcionamento intestinal e, portanto, para o emagrecimento”, afirma Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo, em entrevista à revista Boa forma. Além disso, as fibras diminuem a vontade de comer doces depois das refeições e ainda afastam aquela compulsão a beliscar o dia inteiro.

Agora só precisa dosar a quantidade. Para emagrecer ou manter o peso, adote a proporção de duas colheres de arroz para uma de feijão. Também é importante evitar óleo e sal em excesso. Esqueça os temperos prontos e acompanhamentos engordativos, como linguiça e bacon. Inclua na receita ervas como tomilho, sálvia, orégano, alecrim e cúrcuma.


*********************************************************************************

Terça-feira : 

Café da manhã


1 pão integral c/ pate de presunto
1 fatia de queijo fresco
1 colher de sobremesa de uva passa
1 copo de suco de laranja c/ 1 colher de farofa de linhaça.








Almoço: 

1 colher de servir de arroz 
1 concha de feijão
1 porção de carne de panela com batatas 
salada de alface /tomate e pepino
1 copo de suco de laranja/mamão ( Tang ) 








Lanche da tarde:





1 banana com canela ( leve ao micro-ondas por 1 minuto ) 







Jantar :

1 porção de abobora refogada 
1 ovo cozido
1 copo de suco de laranja ( Tang) 

*********************************************************************************


Terça-feira: 

Café da manhã:


2 fatias de pão integral com pate de presunto 
1 copo de café s/ adoçante
1 copo de iogurte de uva 









Almoço: 



1 colher de servir de arroz
1 concha de feijão
1 bife acebolado ( frito em água)
salada de beterraba e e alface c/ tomate e pepino
1 copo de suco laranja ( Tang ) 






Lanche da tarde :

1 barrinha de cereal 


Antes da academia  ( hidroginástica ) 


1 pãozinho francês com queijo 
1 xic. de café 


Jantar :

1 copo de iogurte 

*********************************************************************************

 Ps: em todos os intervalos tomo muita água e chá de gengibre.


Por hoje é o que temos, amanhã posto o cardápio de quarta-feira. Fiquem com Deus e tenham uma boa noite.!!


" Só por hoje não fumei e resisti as guloseimas " 



*.* Patricia Fabiana

2 comentários:

  1. eu tenho 15 anos aguns tempos atras estava um pouco Asima do peso entao resolve parar de comer tudo nao almoçava nem jantava emagreçe estou com o corpo que desejava mais estou muito fraca e tenho que voutar acomer mais nao sei como fazer isso e manter o meu corpo e queria pedir sua ajuda

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 15 anos aguns tempos atras estava um pouco Asima do peso entao resolve parar de comer tudo nao almoçava nem jantava emagreçe estou com o corpo que desejava mais estou muito fraca e tenho que voutar acomer mais nao sei como fazer isso e manter o meu corpo e queria pedir sua ajuda

    ResponderExcluir